terça-feira, 10 de novembro de 2009

Teatro de Pássaros Juninos é reconhecido como patrimônio cultural

Os deputados da Assembleia Legislativa do Pará aprovaram hoje, 10/11, o projeto de lei que declara como patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado o Teatro de Pássaros Juninos. “A beleza e a tradição de uma cultura genuinamente paraense podem, agora, ser perpetuadas por meio de uma lei estadual” comemora o autor da proposta, o deputado petista Carlos Martins. O projeto foi aprovado por unanimidade e segue para sanção da governadora Ana Júlia Carepa.

Tradição - A história contada através dos ritos populares de celebração da vida, do amor e da força de um povo. Assim é a cultura dos Pássaros Juninos, uma das manifestações artístico-culturais mais tradicionais do Estado. Única no mundo, o Pássaro Junino só existe no Pará, é uma das raras formas de expressão popular que sobreviveu de maneira consistente no Brasil. O pássaro envolve várias manifestações artísticas como: música, teatro, dança e literatura. O pássaro revela, em suas apresentações, referências a sentimentos de humanidade e lições de respeito à natureza.
Atualmente existem vários grupos que atuam principalmente na grande Belém. Carlos Martins destaca em seu projeto o Pássaro Junino Rouxinol, que possui 104 anos de existência, uma forma de expressão artística de grande importância para o Estado e de tradição familiar. O Pássaro Junino é considerado uma ópera popular, que pode ter começado a ser apresentada nas ruas, pois o povo não tinha acesso aos espetáculos que eram apresentados dentro do teatro.
O parlamentar santareno afirma que é necessário preservar a cultura paraense, através da valorização e do reconhecimento destas manifestações. “Com estes projetos podemos fortalecer o sentimento social de todo um Estado, unindo tradições e garantindo a continuidade de expressões tão importantes para a história do Pará” destaca o deputado.

Sem comentários: