terça-feira, 24 de novembro de 2009

Carlos Martins participa da abertura da Operação Sorriso




Começou na última segunda-feira, 23/11, em Santarém, mais uma ação da ONG Operação Sorriso Brasil, em parceria com a Prefeitura de Santarém, através da secretaria municipal de Saúde e da Casa da Criança, e demais parceiros como a Marinha do Brasil, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Craniomaxilofacial, Ministério Público do Pará e Hospital Sagrada Família. Pela manhã, o deputado Carlos Martins (PT) esteve presente na triagem dos pacientes para as cirurgias gratuitas de lábio leporino e fenda palatina que serão oferecidas pela ONG, durante o período de 25 a 28 de novembro. O processo de triagem aconteceu no Centro de Referência de Saúde da Criança. De acordo com a coordenação da Operação, ao todo serão realizadas cerca de 60 cirurgias e 150 pacientes atendidos.

Segundo o médico Jocivam Pedroso, que é o coordenador do projeto em Santarém, o lábio leporino é causado por uma combinação de diversos fatores. “Geralmente são ocasionados por problemas genéticos, pré-natais, ambientais e nutricionais, causando não só problemas estéticos, mas funcionais durante o desenvolvimento da criança”, explicou.
Estão envolvidos nesse projeto de forma voluntária vários profissionais da área da saúde. “Para nós que trabalhamos na política, este é um momento de satisfação ao comprovarmos que o direito à saúde está sendo assegurado em Santarém e região. Eu que sou médico vejo esta ação com uma importância especial”, destacou Martins.
Os pacientes que foram selecionados receberão as cirurgias, que serão realizadas no Hospital e Maternidade Sagrada Família (Hospital São Camilo), e terão direito a hospedagem, transporte e a alimentação, inclusive de seus familiares, fornecidos pela ONG, pois o programa pretende atender pacientes de toda a região Oeste do Pará, que devem se deslocar de seus municípios para realizarem a operação.
Estiveram presentes na abertura da programação a prefeita de Santarém, Maria do Carmo e seu vice, José Antônio Rocha, também secretário municipal de Saúde e representantes do poder legislativo.

Sem comentários: