quarta-feira, 17 de junho de 2009

Carlos Martins defende recuperação de estradas vicinais

A recuperação de estradas vicinais foi um tema que acirrou os ânimos hoje, 17 de junho, no plenário da Assembleia Legislativo do Estado do Pará. Durante pronunciamento, o deputado José Megale (PSDB), líder da oposição na Casa, cobrou do Governo do Estado o repasse dos recursos liberados pela união, para as prefeituras administrarem as estradas vicinais do Pará.

O deputado estadual Carlos Martins – PT defendeu o Governo do Estado, ao solicitar um aparte no discurso do parlamentar tucano. Martins destacou que estas vias, por imposição legal, devem ser mantidas pelo Executivo municipal. Porém, afirmou que o Governo de Ana Júlia tem trabalhado para garantir o repasse dos recursos da União para o município, “prova disso é o projeto Caminhos da parceria, que tem contribuído com o desenvolvimento das diversas regiões do Estado”, declarou o deputado petista. Carlos Martins acredita que através da cooperação instituída pelo Estado, será possível recuperar e manter as estradas vicinais do Pará.

Estradas vicinais – Vicinais são estradas municipais, que ligam duas comunidades ou mesmo duas cidades. A via, geralmente interliga zonas rurais à zona urbana, é o principal meio de acesso para uma rodovia principal. Neste sentido, as vicinais são importantes para uma série de atividades realizadas em comunidades que habitam nas proximidades.

No início deste mês, o Ministério da Integração Nacional informou que o governo federal vai liberar R$ 80 milhões para a reconstrução de rodovias e pontes em municípios paraenses, principalmente os atingidos pelas chuvas, como é o caso de Santarém. Os recursos foram solicitados pela governadora Ana Júlia ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião ocorrida no mês de maio.

No Pará existem muitas dificuldades na manutenção e recuperação das estradas, entre os problemas Carlos Martins aponta as chuvas intensas em determinados períodos. De acordo com o deputado, as obras são realizadas apenas durante o verão, período em que as chuvas diminuem e torna-se viável a realização das mesmas. “O governo do Pará vai repassar cerca de R$ 20 milhões, do total solicitado ao governo federal, para aplicação em estradas vicinais, que beneficiarão vários municípios”, afirmou Martins.


Sem comentários: