terça-feira, 23 de junho de 2009

Cuias pintadas: deputado responde às críticas de jornalista

Através de seu assessor Walmir Brelaz, o deputado estadual Carlos Martins (PT) faz o contraponto à nota Projeto das cuias pintadas causa polêmica. Publicada no site jesocarneiro.com.br
Em relação ao projeto de lei, que declara como patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado do Pará as “Cuias pintadas de Santarém”, de autoria do deputado estadual Carlos Martins (PT), assim nos manifestamos:

1. Trata-se de uma simples proposição formal, mas de significativa importância para a cultura de Santarém e da região oeste, na medida em que a valoriza e, com isso, a divulga e a preserva.

2. Projeto que vai ao encontro da política implantada pela atual gestão do governo federal, que, através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, órgão do Ministério da Cultura, preserva um novo conjunto de bens culturais, fazendo constar na lista do Inventário Nacional de Referências Culturais – INRC (site IPHAN), inclusive com a denominação “A cuia de Santarém”.

3. Observe-se, que essa matéria não é fruto deliberado do entendimento subjetivo do deputado Carlos Martins, mas baseada, também, em estudos históricos, como no artigo “A cuia de Santarém”, escrito por Mario de Andrade (Andrade, M. A cuia de Santarém. In:___. Suplemento Literário de Diretrizes, Rio de Janeiro, Ano 2, nº20, nov.1939 (extraído do inventário Cuias Pretas de Santarém, p. 22) e informações constantes no site da PARATUR.

4. Não se constitui, portanto, em projeto eleitoreiro ou para amealhar votos desde a campanha anterior, como indelicadamente acusa o jornalista José Maria Piteira. Mas, apenas uma de suas várias proposições, pois, já no seu primeiro mandato este deputado teve doze proposições aprovadas pelo Poder Legislativo e sancionadas pela governadora; e contando, ainda, com 16 projetos tramitando na Casa tratando de diversas matérias. Uma produção parlamentar que não se pode desprezar.

5. O deputado Carlos Martins não precisa dar “explicações junto aos eleitores dos demais municípios da região”, como insinua o jornalista Piteira. Primeiro por entender que seus habitantes não ficaram ofendidos com a proposta; segundo, porque sua atuação parlamentar objetiva beneficiar todo Estado, em especial os municípios da região oeste, inclusive o município de Monte Alegre, através, por exemplo, de reivindições feitas por moções e requerimentos visando a “ampliação da rede de energia elétrica nas Comunidades de Ipepaqui, Estrangeiro, Linha Bacabal e Samaúma na Rodovia PA-423”, providências quanto ao assentamento PDS Serra Azul; e “instalação de energia elétrica na Comunidade Seis Unidos”. E, através de emenda parlamentar, destinou vinte mil reais para aquisição de material de informática ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Monte Alegre.

6. Por fim, registramos que críticas construtivas ao mandato do deputado Carlos Martins serão sempre recebidas como forma de colaboração ao seu trabalho.
Walmir Brelaz
Assessor do dep. Carlos Martins

Sem comentários: